E se eu fosse um Promotor Oficial?

Quando as cortinas se abrem, o show é maravilhoso e o público aclama. Mas o que acontece nos bastidores?

13/04/2025 Campanhas

 

Há uma grande e inegável oferta de emblemas que são disponibilizados mensalmente à comunidade, com temas variados que vão de desenhos a séries, podendo até ser algo autoral! E, claro, diversos usuários são responsáveis por contribuir ao entretenimento da comunidade com histórias cativantes e premiações exclusivas em suas campanhas. Nesta notícia, daremos voz aos Promotores Oficiais de diversos grupos da atualidade, citando tudo o que acontece por “de trás das cortinas”. Um fato, contudo, incontestável, é que dois projetos da Equipe Staff, no passado, contribuíram muito na  evolução e, de certa forma, na formação de renomados construtores e programadores, tendo uma enorme importância até mesmo para os que apenas prestigiavam: Jogos Comunidade e Se Joga!

 

Jogos Comunidade

 

 

Sendo um dos projetos mais antigos do Habblet Hotel, os Jogos Comunidade agitavam não só os interessados por emblemas, mas também o conteúdo dos fã-sites que produziam incansáveis tutoriais. A proposta do projeto era simples: “Criou um jogo criativo, divertido e quer vê-lo oficializado com emblema para que todos tenham a oportunidade de jogar? Essa é sua chance!”; O que começou apenas com participações de jogadores “anônimos”, despertou grande interesse em vários usuários que descobriam o talento para tal, até mesmo os considerados noobs. Com o passar do tempo, o projeto obteve diversas participações, ficando na memória de todos que contribuíram.

 

Se Joga

 

 

A comunidade frequentemente sugeria ideias como atividades, emblemas e campanhas. Para dar espaço a essas ideias, foi criada uma nova atividade em 2021 que teve como objetivo transformar as sugestões dos usuários em realidade. Embora já existisse um projeto para envio de jogos mensais, essa nova iniciativa também abrangia ideias que não eram necessariamente jogos. Foi nesse projeto que muitos usuários brilharam com suas realizações, alavancando os que tinham cada vez mais interesse em produzir campanhas.

 

 

Projetos que são referência em campanhas

 

Na atualidade, os projetos ativos na elaboração de campanhas são os Fã-Sites Oficiais e os Arquitetos em Ação, sem contar a Equipe Staff que produz instigantes campanhas periodicamente. Veja, abaixo, a opinião dos responsáveis de tais projetos sobre a importância de uma campanha:

 

Mekar: “Campanha é um dos principais modos de entretenimento no hotel, sem elas o hotel poderia beirar um tédio caótico, e por aqui não é diferente. O AeA possui uma liberdade mais ampla na hora do planejamento de uma campanha, e com isso devemos pensar cautelosamente no que queremos criar, contar e até mesmo premiar... Mas no fim acredito que o nosso objetivo principal seria marcar essas histórias na lembrança dos jogadores.”

 

Vamp: “Para mim, as campanhas são uma das partes mais importantes e relevantes de um projeto, especialmente quando envolvem o amor e a dedicação da equipe, com o objetivo de agregar valor e atender às expectativas da comunidade de forma geral.”

 

Faretta: “A campanha representa uma oportunidade ímpar de um fã-site demonstrar à comunidade a sua face criativa, além de, obviamente, trazer entretenimento e diversão aos usuários. A campanha também chama a atenção das pessoas para a existência do fã-site, o que é muito importante.”

 

F: “As campanhas são essenciais porque oferecem a muitos construtores, programadores e pixel artistas a primeira oportunidade de mostrar seu talento à comunidade do Habblet. Muitas dessas pessoas têm grande potencial, mas nem sempre conseguem espaço em eventos de grande alcance. Além disso, campanhas bem estruturadas ajudam a formar gestores competentes dentro do hotel, já que envolvem diversas áreas de um fã site. Para alcançar um bom nível, é necessário um escritor talentoso que consiga transmitir a história com clareza, uma equipe de marketing eficiente que chame a atenção do público, uma equipe de gestão capaz de organizar os construtores e programadores, e artistas visuais que tragam vida ao projeto com seus emblemas e mobis exclusivos para a campanha. É um esforço coletivo que desenvolve habilidades e fortalece a comunidade.”

 

Bacon: “Realizar uma campanha é sempre um desafio, contudo é crucial que façamos campanhas com temas interessantes e com dinâmicas únicas para propor uma experiência única aos jogadores, e é através dessas campanhas que conseguimos nos apresentar aos que não nos conhecem, atraindo assim, um público novo. Isso nos possibilita coletar novas ideias e gostos diferentes para proporcionar ainda mais diversão e entretenimento a comunidade.”

 

Saturno: “As campanhas são fundamentais para manter a comunidade sempre entretida, pois são elas que oferecem novidades constantes aos jogadores, e é através delas que muitos criam quartos, artes, jogos e outros conteúdos, o que ajuda no engajamento e na imagem do jogo para outras pessoas. É por isso que nós Staffs sempre estamos fazendo campanhas variadas, além de ser uma oportunidade para colocarmos nossas  ideias em prática e criar novas experiências, elas também movimentam o jogo, unem a comunidade e garantem que cada jogador tenha sempre algo divertido pra participar, explorar e se divertir.”

 

Como fazer parte de uma equipe de Promotoria Oficial?

 

Faretta: “Atualmente, a entrada para a nossa equipe de campanhas ocorre por meio de convites especiais ou por promoções dentro da área de Promotoria cotidiana. No caso dos convites, convocamos usuários que observamos ter destaque em competições e outros projetos dentro do hotel.”

Bacon: “Basta entrar em contato conosco! Faremos uma simples avaliação para verificar se seu perfil está de acordo com nossas normas e com a Habblet Etiqueta.”

Mekar: “Acho que é uma junção de pontos para se tornar um AeA. Você deve ter talento, ser ativo no hotel e principalmente respeitar a etiqueta, um passo falso pode acabar com sua imagem para entrar no projeto, tudo conta!”

F: “Para integrar minha equipe, o mais importante é ter vontade de colaborar. Todo o resto pode ser aprendido durante o processo criativo, e eu, como gestor, me comprometo a guiar esse aprendizado. Um erro comum no meu ponto de vista em muitos projetos é priorizar pessoas conhecidas ou com “fama”, o que muitas vezes resulta em trabalho mediano ou abandono de responsabilidades pelo comodismo de não ter mais o que provar pra ninguém e muitas das vezes tirando a oportunidade de pessoas engajadas a participar. Por experiência própria prefiro trabalhar com pessoas comprometidas e dispostas a crescer junto com a equipe, mas quando se pode ter os dois é um ponto positivo.”

Vamp: “Para fazer parte da equipe de Promotoria Oficial, não buscamos apenas experiência ou tempo de atuação — valorizamos principalmente a dedicação, qualidade no que a pessoa entrega e o cuidado que ela demonstra com o projeto como um todo.

Queremos pessoas que se envolvam de verdade, que tragam ideias, estejam dispostas a colaborar, inovar e representar o projeto com responsabilidade e criatividade. A experiência pode ajudar, claro, mas o que realmente faz alguém se destacar é a forma como ela se entrega e o quanto se importa com aquilo que está fazendo.”

 

Bastidores da organização de campanhas

 

Pouco se sabe sobre como gerir, idealizar ou organizar uma semana de atividades, independente de qual projeto se trata, afinal, não há uma fórmula secreta para o sucesso. A partir daqui, entrevistaremos alguns Promotores Oficiais e/ou gestores, abordando diversos tópicos e parâmetros que são seguidos para a realização de campanhas!

 

Prazos:

Como é definido o calendário de atividades (para Fã-Sites, @CfoHabblet no X/Twitter) e, após isso, como estabelecem prazos em seu respectivo projeto? Houve algum ocorrido que deseja compartilhar?

 

Haang: “O calendário é definido em alinhamento com a equipe para garantir que nenhuma campanha sobreponha a outra; é basicamente um quebra-cabeças. Quando há o calendário de RPGs, fica um pouco mais apertado. Quando ocupei o cargo de mestre de obras, já tínhamos a campanha Acampamento AeA pronta, mas, com a campanha da Pérsia (salvo engano), ela foi adiada por um ou dois meses — não lembro exatamente. Isso é só um exemplo de como uma campanha já pronta pode ser adiada para não atropelar outra.”

 

Opulences: “Prazos de campanha de rádio geralmente são de 1 mês, as construções geralmente levam a maior parte do tempo e as programações ficam pro final do mês. Prazos de campanhas staffs geralmente é um tempo mais curto se for em cima da hora, porém eles costumam organizar tudo na maior parte do tempo com antecedência então temos um prazo bem amplo.”

 

Mekar: “Primeiro programamos a campanha em um esboço de calendário e eu mando para a staff aprovar. Assim que encaixamos a campanha em alguma data, repasso o prazo para os construtores e para os programadores. Infelizmente algumas coisas saem do nosso controle, como por exemplo a manutenção no hotel quebrou a nossa segunda campanha "Desejos & Destinos" e estaremos voltando em breve para sua segunda fase.”

 

Eliseo: “prazos são sempre uma surpresa, porque a maioria dos promotores precisam conciliar a vida real e o jogo. mas com uma equipe boa nada vai ficar pesado e todas as tarefas são divididas direitinho entre todos e no final tudo dá certo”

 

Izis: “A staff define as semanas de FS e cada uma escolhe uma semana disponível no calendário estabelecido por eles. Prazos sempre são acordados entre gestão e equipe. Essas datas são disponibilizadas com antecedência para que haja tempo, porém, antes mesmo do calendário ser anunciado as campanhas e eventos já estão em andamento (construções, programações, artes, emblemas, etc)”

 

Faretta: “Basicamente, a Equipe Staff lança um período de disponibilidade de seis semanas (escolhido por eles) para campanhas de fã-sites. As datas vão sendo distribuídas para os fã-sites que se manifestam primeiro, sendo que os que fazem aniversário durante aquele período têm prioridade para escolher a sua data.

Entre cada período de campanhas tem uma pausa, que às vezes é curta e às vezes demora bastante. Geralmente a duração dessas pausas não é avisada com antecedência, então não sabemos quando vai ser o próximo calendário. Mas, mesmo assim, não falta tempo para planejar a próxima campanha.”

 

Desentendimentos:

Já aconteceu alguma discussão durante a organização de alguma campanha? Por qual motivo?

 

 

Mekar: “Já sim, roubaram quartos de outros construtores na reunião e foi guerra kkkkk”

 

Izis: “Já aconteceu, algumas discordâncias que precisou da intervenção da gestão do FS. Por vários motivos e fatores, alguns agiam de forma muito pessoal, outros só não concordavam com a forma que tudo estava sendo feito. O que é muito comum em todas as equipes que eu já trabalhei.”

 

Eliseo: “sou uma pessoa que eu me entrego de corpo e alma nas campanhas e gosto de me meter em tudo pra me certificar que tudo esteja na beira da perfeição. então sempre tô opinando em tudo e muitas pessoas não são fãs de receber pitaco então sim, esse é o único motivo que me faz brigar/discutir com minha equipe. mas no final é paz e amor”

 

Faretta: “Sim, diversas. Seja por conta de demora na entrega dos quartos/não cumprimento dos prazos ou por conta de discordâncias na execução das ideias, é extremamente normal ocorrer algum desentendimento. Nunca me aconteceu, mas em outros fã-sites já vi brigas por conta de orçamento de campanha, calotes etc., e ameaças de vazamento de artes.”

 

Haang: “São várias, se eu fosse listar, não caberia, mas tudo acaba sendo resolvido no final. As discussões aconteciam mais por prazos e dinâmicas das campanhas... Jesus, dá até preguiça só de lembrar.”

 

Comissões de artes, vídeos e emblemas:

Quais são os parâmetros para a escolha das artes? Deseja relatar algum ocorrido em uma comissão?

 

 

Eliseo: “artes e emblemas são o rosto de uma campanha, então a gente tem que criar tudo com muito cuidado e a comunicação com o artista que irá fazer essas artes é essencial. infelizmente muitos hoje em dia deixam a gente na mão e acaba se tornando uma parte da campanha que mais gera estresse e conflito.”

 

Lordh: “Meu critério particular é sobre os traços do artista, se passa realmente oque quero propor com a campanha, acredito que a parte artística é um ponto onde marca a campanha tanto quanto a historia. Relato: a experiência ruim  de um artista além de atrasar entregar algo mal feito oque refletiu na experiencia do evento.”

 

Izis: “Tudo sempre foi decidido com a equipe de promotoria oficial e a gestão encomendava de acordo com as decisões tomadas pela equipe. O grande problema sempre foi achar artistas disponíveis ou que entregassem no prazo certo. Em TODAS as vezes que eu encomendei, nenhuma foi entregue no prazo. NENHUMA mesmo, nunca.”

 

Haang: “Não tínhamos problemas nesse aspecto. O ShokinhoLaint, que fazia parte da minha equipe, ficou encarregado das artes. Maravilhoso, esplêndido, sempre entregava algo a mais do que eu pedia. Nosso dino!”

 

Mekar: “Eu acredito que essa questão visual é bem importante, sempre penso em alguma forma de conversar com o jogador com simplicidade para todo mundo entender (A menos que haja um enigma escondido rs)”

 

Opulences: “Nas campanhas staffs, geralmente tentam pegar em sites de emblemas, ou criar do 0 pq nem todo mundo consegue tirar orçamento pra realizar um projeto de algo que gosta. Em rádios q já participei eram sempre compradas e pagas pelos superiores. Já tivemos pequenos problemas com atrasos porém nada muito relevante”

 

Faretta: “As artes geralmente são escolhidas por uma única pessoa (o gestor de campanhas ou algum membro da direção), e eu acho melhor assim, pois coisas que recebem muito pitaco de gente diferente tendem a virar farofada ou breguices.

Já me ocorreram diversos problemas com comissões de arte, e muita gente acha que é exagero/hipérbole ou ironia quando eu falo que a maioria dos artistas é irresponsável. Pouquíssimos são os que, dentro do universo que envolve Habblet, cumprem prazos. E isso é muito complicado, pois há muitos artistas que, mesmo bons, atrasam muito, e isso nos faz certas vezes encarar uma roleta russa: se ele entregar, terei uma campanha com artes de alta qualidade; mas, ao mesmo tempo, corre risco dele não entregar e eu ter que adiar minha campanha.

Vários deles, inclusive, mentem, falando que estão doentes, que perderam familiar etc., e, na maioria das vezes, conseguimos constatar facilmente a mentira por outros meios. E isso é muito revoltante, pois evidencia que, além de estarmos lidando com gente desonesta, somos feitos, muitas vezes, de trouxa.”

 

Observação: complementando o último comentário, segundo a Política de Fã-Sites (clique para acessar), há uma obrigatoriedade de produzir mensalmente as atividades oficiais para os usuários da comunidade na semana de atividades. Caso o projeto passe 2 meses consecutivos sem realizar as atividades, perde a oficialização. Ou seja: o fato de alguns artistas não cumprirem prazo pode afetar diretamente no funcionamento oficial do Fã-Site.

 

Suporte da Staff

Como é o suporte da Equipe Staff?

 

Opulences: “Não se pode dizer q é sempre um 10 mas eles se propõem a ajudar o máximo q podem, principalmente na época do se joga. Era muito divertido ver as pessoas criando jogos e os staffs sempre apoiando as ideias.”

 

Faretta: “O suporte que a Equipe Staff presta às campanhas ocorre principalmente no período de planejamento e nas vésperas da abertura, e não tenho nada a reclamar acerca dele, pois é extremamente satisfatório. Inclusive, certas vezes atrasamos o envio de determinados materiais por algum motivo, e eles sempre se mostram bastante compreensivos.”

 

Haang: “Ótimo, o mestre de obras tem contato direto com a equipe. Eu, pelo menos, durante a época de campanha, conversava com eles todos os dias para garantir que nada desse errado. Das velhas, a que mais estava à disposição era o Saturno. O planeta nunca para de girar.”

 

Eliseo: “sempre pude trabalhar pertinho da staff - Leo e Saturno especificamente - e é muito legal, ao contrário do que podem achar; eles são descontraídos, ouvem as opiniões de todos e o suporte deles é fundamental nos bastidores de uma campanha.”

 

Lordh: “como todo evento reflete direta ou indiretamente no "nome" do hotel, a equipe staff sempre acompanha e faz a devida avaliação do evento ou campanha proposta.”

 

Mekar: “As vezes esse suporte pode demorar um pouco, até porquê eles são bem ocupados, mas eles dão um suporte bem amplo, principalmente o Saturno que ajuda demaissss.”

 

Izis: “A staff sempre deu suporte. Às vezes demora um pouco por conta das demandas do hotel, algumas vezes inflexíveis com alguns erros que cometíamos e que não eram intencionais. Às vezes quando cobravamos sobre um erro deles (ex: colocar eventos de RPG nas semanas e horários de eventos da FS), tbm era um problema da parte deles admitir um erro. A cobrança de sermos mais pacientes e tolerantes não nos dava o direito de querer uma reciprocidade.

Mas no geral sempre ajudam quando querem e no que podem.”

 

Escolha de tema:

A partir de quais ideais um tema é escolhido? Há alguma preferência de gênero de temáticas em seu projeto? 

 

 

Lordh: “sempre procuro fazer um levantamento de temas que mesmo que não estejam no "auge" toque de alguma maneira os que vão vivenciar a campanha dado isso meu gênero favorito envolve clássicos, filmes, series, Desenhos e etc.”

 

Izis: “A equipe sempre tem um canal de sugestão e na reunião o tema é escolhido entre as duas mais votadas. A equipe organiza em call que as vezes dura até 3h de muita criatividade e diálogo. 

O interessante é que cada FS tem sua forma de criar uma campanha do zero. Algumas são mais abertas a temas, outras tem preferência de gênero temático.”

 

Mekar: “Sempre pensamos em inovar em temas que não tiveram no hotel, anotamos todas as ideias antes da reunião principal e nela decidimos o tema final.”

 

Faretta: “Na maioria dos fã-sites, o tema da campanha é escolhido via votação em reuniões. Como são poucas as pessoas que tem a disposição (não estou falando de capacidade) de criar uma campanha autoral, do zero, essas votações acabam sempre tendendo a desenhos, séries, filmes, jogos etc., coisas que já são da zona de conforto da maioria das pessoas. Isso explica porque temos tantas campanhas dessas temáticas no hotel.

Contudo, nos fã-sites que eu administrei, por decisão minha e de outros membros da direção, nunca seguimos essa estrutura. Por isso, em um antigo Fã-Site, todos os membros da equipe de campanhas eram considerados idealizadores. Cada campanha era escrita por uma pessoa diferente, com tema aprovado pela gestão. O tema não precisava ser original, podendo vir de filmes, jogos, séries etc., mas o idealizador definia o recorte, a narrativa e as inovações. Em outro, havia um revezamento entre campanhas autorais e adaptadas. Qualquer membro podia propor uma campanha original, sujeita a aprovação do gestor. Já as campanhas adaptadas eram escolhidas por votação.”

 

Eliseo: “a escolha de temas de campanhas é minha parte favorita! bate uma ansiedade de compartilhar com todo mundo as minhas ideias e saber o que todos acham, o que eles podem implementar ou o que podemos tirar, enfim... é uma parte muito gostosa da criação de campanhas que é quando geralmente todo mundo fica animado e todas as ideias são abraçadas! meu gênero favorito é fantasia!”

 

Opulences: “Eu particularmente gosto de fazer temas que as pessoas conheçam e que tenham um impacto nelas, lógico que tbm gosto de fazer temas de gostos pessoais porém estamos lidando com público logo o nosso gosto pessoal n é martelo de justiça, então sempre optamos por fazer oq tá hitando no momento.”

 

Haang: “Sim, a gente prezava por criar campanhas autorais (sem inspiração em filmes ou desenhos, sabe?). Acho que isso gera mais surpresa e nos dá mais liberdade criativa. Já nos fã-sites, optávamos, na maioria das vezes, por nos inspirar em filmes, séries e desenhos, já que a duração da campanha é mais curta.”

 

Locução:

Por mais que seja um complemento razoavelmente usado em campanhas, tendo sua maior presença em aberturas atualmente, como contribui nas atividades?

 

Faretta: “As locuções não estão sendo devidamente exploradas em campanhas. Antigamente, havia locução em evento ao vivo, locução para chamar as pessoas para a central etc., mas, hoje em dia, parece que esse potencial foi deixado de lado. Portanto, não vejo as locuções como atuais ferramentas para atividades oficiais (fora os eventos com emblema que o fã-site organiza durante a semana e a própria abertura da campanha).”

 

Opulences: “Acho que deixa a abertura mais dinâmica, tem gente que n curte muito mas eu acho que é legal trazer esse pico de atenção pra abertura, afinal, os funcionários trabalharam muito para realizar todos os quartos e jogos que vão estar presentes, o mínimo q podemos ter é paciência e admiração pelo trabalho. Acho que as locuções poderiam tbm ser incrementadas de uma forma mais dinâmica, o tempo passa e as pessoas acabam cansando do costume, acho que os fã sites poderiam ir atrás de buscar uma forma inovadora de usar a locução em suas campanhas. Poderiam utilizar os players das radios em horários específicos para divulgar alguma atividade da campanha ou até mesmo parte do enredo, sla.”

 

Lordh: “Além do apontado, a locução ela ajuda na compreensão da campanha e também oportunidade dos organizadores expor as ideias e propostas para o evento/campanha, acredito que ainda poderia ser mais utilizada no desenrolar da campanha, principalmente no aovivo ou em novas propostas para o desenrolar da campanha/evento”

 

Haang: “Acho legal em campanhas de fã-sites, pois explicam como será a campanha, as dinâmicas, os emblemas, etc. Mas EU, Haang, nunca usaria, porque as campanhas mudam até mesmo durante seu desenvolvimento. Imagina dizer algo X na abertura e ter que mudar para Y no meio dela? Pois é, acho que seria uma dor de cabeça, ainda mais para campanhas grandes. Mas, mesmo assim, acho até legal e divertido!”

 

Izis: “A locução é essencial para abertura de uma campanha. É ela quem trás muitos ouvintes pra rádio e é por ela que fica mais fácil explicar a dinâmica semanal da campanha. Fora que tráz um auto astral para aquele momento e todos entram no tema junto com a FS. Com certeza a locução nesse dia tem que ser um grande evento.”

 

Mekar: “Acho locução bem interessante, no AeA utilizamos duas vezes envolvendo todos os fã-sites atuais, é um jeito fácil para aumentar o alcance, mas deve ser bem feita.”

 

Marketing:

 Qual a importância de uma boa divulgação numa semana de atividades? Há algum relato/exemplo?

 

Rilords: Sei que sou o entrevistador, mas adoraria citar um caso engraçado que foi o da campanha Round 6, onde o Saturno postou no X/Twitter uma reclamação de um usuário sobre uma suposta distribuição exagerada de emblemas que atrelam ao gênero feminino e, após isso, de forma totalmente impulsiva e nada intencional, divulguei os emblemas dessa campanha por quote e incrivelmente chamou a atenção e ainda deu outlike. Ainda sobre o R6, o vídeo de divulgação da campanha talvez tenha engajado pela inclusão de pessoas de diversos nichos da comunidade (“ratos” de competições, vendedores, tuiteiros, etc). Deixarei, a seguir, os links da publicação e do vídeo.

 

Mekar: “Acho de extrema importancia, será o primeiro contato do jogador com a campanha então devemos causar uma boa impressão e principalmente ativar a curiosidade no subconsicente de quem está vendo. Quanto mais curiosidade melhor porém a entrega deve atender as expectativas.”

 

Opulences: “A divulgação eu tenho pra mim q é um pilar essencial para uma boa campanha, é ali que vc vai apresentar o seu trabalho, é ali q vc vai atiçar o publico pra sentirem um gostinho doq está por vir. Porém eu acho que as divulgações tbm caem no mesmo da locução, podiam colocar de uma forma mais criativa pra n ficar mais do mesmo sempre. E um ponto q a comunidade adora é mimo na divulgação.”

 

Eliseo: “uma boa divulgação garante participação, engajamento, alcance... as pessoas só irão participar se souberem do que tá acontecendo, entenderem o que é e se sentirem motivadas/atraídas... o marketing é um ponto muito complicado e sensível de uma campanha porque se for mal feito é o fim dela. precisa gerar expectativa e curiosidade”

 

F: “Uma boa divulgação é essencial para reconhecer e valorizar o trabalho intenso de toda a equipe ao longo de meses de dedicação. Além disso, é ela que garante que o projeto chegue ao maior número possível de pessoas, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o engajamento. Um marketing bem estruturado amplia o alcance, gera expectativa e dá visibilidade ao projeto dentro do hotel. Um exemplo prático foi a campanha Thrones of Flames, na qual produzimos vídeos utilizando os próprios quartos da campanha produzido pelo Mekar, com narração da locutora Royalty. e roteirizado por foreign, Karl e Nitta, o que nos rendeu quase 15 mil visualizações e mais de 170 curtidas no Twitter, mostrando o poder de um conteúdo bem planejado.”

 

Faretta: “O marketing é muito importante para uma campanha — mais do que somente avisar que a campanha vai ocorrer, ele é uma ótima ferramenta para auxiliar os usuários em relação às atividades, eventos ao vivo, horários de jogos etc.

Acho que, simultaneamente, o marketing pode dar a sua campanha uma camada de falso convencimento do sucesso. Isso porque, por meio da divulgação, pode-se criar a ilusão de que uma determinada campanha foi memorável, apenas por ela ter tido muitos likes no Twitter. Em muitos casos desse tipo, os usuários nem gostaram tanto da campanha, mesmo ela tendo sido muito engajada nas redes sociais. Isso ocorre bastante no meio dos fã-sites.”

 

Conclusão:

 Em sua opinião, como tem sido as campanhas atualmente de modo geral?

 

Mekar: “Acredito que estamos em um momento que todas as equipes de campanhas seja aea, fã-site ou staff. Estão focando em inovações o que é muito curioso principalmente na jogabilidade já que os wireds do hotel receberam novas atualizações.”

 

Eliseo: “as campanhas atuais estão se sustentando de um mobi exclusivo bonito pra distribuir durante a semana de atividades e uma logo bonita. só estou vendo mais do mesmo em todas as campanhas, parece que todos combinaram de seguir um padrão e não sair dele pra não arriscar demais e receber muitas críticas. mas na minha opinião, vale muito a pena arriscar fazer coisas novas, a comunidade fica imersa é lindo de ver todo mundo participando e reagindo ao NOVO.

acrescento também que tem pessoas em equipe de campanhas que só pq constroem bem acham que sabem gerir, idealizar e organizar uma campanha. NÃO É SÓ ISSO! não basta só construir bem ou programar bem. precisa usar a cabeça e o senso antes de tudo, precisa saber ler a comunidade, precisa saber o que eles procuram, o que eles querem e qual a melhor forma de fazer isso.”

 

Haang: “Ótimas, estão seguindo boas linhas de dinâmicas, história, competições e etc. Acho muito difícil as campanhas do hotel cair de qualidade atualmente.”

 

Opulences: “Sobre as staffs: Eu gosto de campanhas acessíveis para todos, afinal, estamos no habblet por ser uma versão pirata onde n precisa pagar pra se divertir, então qual seria o sentido de cobrar pra participar de uma campanha? E se acontecer campanhas Pay to win igual a Doce 22, seria melhor que fosse mais ambigua para ambos os lados tanto nas recompensas free quanto nas pagas, sinto que os mobis mais feios e acabados são todos jogados no gratuito só pra falaram que tem alguma coisa para os free. Sobre as de rádio: Gosto dos temas mas algumas execuções deixam a desejar, não vou citar quais pq o objetivo não é desmerecer e sim opinar. Também acho que cai na mesma caixa de não inovarem e nem é sobre questão de tema mas sim de dinâmica, a comunidade já tá cansada de jogar 5/6 jogos, um ao vivo e uma competição, as radios podiam ousar mais... Quem n arrisca n petisca."

 

F: "Acredito que a qualidade das campanhas varia bastante de projeto para projeto. Algumas se destacam por sua inovação, como é o caso das campanhas atuais do AEA, que têm utilizado categorias novas que realmente proporcionam uma experiência imersiva dentro do jogo. Percebo que eles estão explorando bem as ferramentas disponíveis para aprimorar as dinâmicas, além de apresentarem um padrão de construção que, na minha opinião, é o verdadeiro “nível AEA”. Por outro lado, ainda existem projetos que parecem ter parado no tempo, com construções e jogabilidade semelhantes às de 2019, mantendo o velho padrão de fila com roller e quartos que muitas vezes não têm conexão com a proposta do jogo em si, muitas vezes com aquela vibe de “tá entregue”, mas também acho que seja questão de gosto, portanto respeito todos os projetos. Entre os destaques, sem dúvidas as campanhas staffs estão na minha lista, como por exemplo a do SID feita pela moderação do habblet onde utilizaram bastante os ads em programação, vale também mencionar o passe criminal feito, que trouxe uma proposta muito criativa e bem adaptada à temática, algo que realmente se diferencia. E, claro, sou suspeito para falar, mas tenho muito orgulho da minha equipe de Promotoria Oficial. É um time com o qual trabalho há mais de um ano e que carrega no currículo campanhas que hoje são referência dentro do hotel.”

 

Faretta: “Acho que as campanhas estão se reinventando e se tornando algo jamais visto antes. Ao mesmo tempo, acho que isso é muito por conta de todas as atualizações que sugiram envolvendo novos wireds, então creio que seja injusto fazer uma comparação direta entre as camapnhas antigas e as atuais. No entanto, é nítido que a qualidade das campanhas no geral (principalmente AeA) subiu bastante.

 

Rilords: Para concluir, gostaria de pontuar que nem só de glamour se sustenta uma boa campanha. Atualmente, é perceptível que o foco e o investimento de alguns projetos tem sido apenas nos “rios” de dinheiro que se tem gastado com artistas renomados e nos likes que conquistam em tweets, enquanto, in-game, que é o que realmente importa, só há entre 5 e 6 jogos fracos e repetitivos com comandos de “:pegar:”/“:recolher” que, inclusive, são “incrivelmente” e por muitas vezes elaborados por programadores antigos, que já experimentaram todas as atualizações dos wireds. É válido salientar que também é comum, em partes, ver jogos desconexos do contexto, afinal, em toda campanha há uma história a ser contada e seguida, então não faz sentido elaborar, por exemplo, um bingo de programação complexa se a história aborda sobre um circo. Se é um absurdo escrever/ler isso, imagina ver isso sendo entregue (acreditem se quiser, isso é uma realidade e não uma hipérbole).  Sem contar com quartos muitas vezes minúsculos contendo meia dúzia de mobis e que incluem ADS (não me refiro aos de quarto inteiro) por puro luxo de utilizar um recurso de certa forma escasso que é disponibilizado aos projetos oficiais. Um bom e clássico gestor se atenta aos detalhes de cada quarto, onde o real resultado final será apresentado e apreciado pela comunidade.

 

 

Continuação da entrevista

 

Ao longo dos anos e, principalmente com a chegada da pandemia em 2020, os projetos Jogos Comunidade e Se Joga trouxeram, consigo, seus contras. Esses tópicos e os demais detalhes serão abordados de forma opinativa na segunda parte!

 

E gostaríamos de saber de você, caro leitor: o que achou da entrevista? Caso queira fazer alguma pergunta aos Promotores Oficiais, essa é a sua chance! Os melhores questionamentos postados aqui nos comentários da notícia e no X/Twitter (clique para acessar), serão respondidos na continuação e receberão um prêmio pela participação!

 



OldHabblet - Aqui a diversão nunca envelhece.
Nos siga nas redes sociais: @OldHabblet

Escrito por rilords

Jornalista


5 comentários
Elfa 13/04/2025
Que notícia incrível! Sempre quis saber o que se passa atrás dos bastidores de uma campanha
Rilords 13/04/2025
que saudades do Se joga 
Tryst 13/04/2025
Que notícia incrível! 
estratosferico 13/04/2025
É sempre bom ter uma perspectiva diferente da nossa pra compreender o todo. ♥
Bey 14/04/2025
Amei essa notícia!

Sem permissão para comentar.

Faça login ou registre-se para comentar.

NO AR
OldHabblet
com OldDJ
 
Ver grade completa
com OldDJ